sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Como era a Música Na Antiga Grécia - 1ª Fase




A música na antiga Grécia era inseparável da poesia e da dança. era inteiramente monódica, não havia harmonia como termos comumente compreensíveis. A música mais antiga é virtualmente desconhecida, porém na era homéria a cultura musical nacional era vista pelas gerações mais recentes como a "era de ouro". Os músicos mais conhecidos na antiguidade eram Terpander de Lesbos ( 7º sec. antes de cristo). A arte lírica de Archilochus, Sappho e Anacreon, que também eram música naturais.

No século sexto antes de cristo o performances de coral foram adicionadas aos dramas, pelo qual Pindar desenvolveu a ode clássica. Os instrumentos desta época eram o aulos uma espécie de oboe, associado ao culto a Dionísio, e a Khitara um tipo de lira associado a Apolo e restritos aos usos religiosos e o canto de hinos. Esse tipo de composição decaiu na metade do século quinto antes de cristo.

A música era essencial para o molde e a textura da vida grega , como era importante para os festivais religiosos, casamento, ritos de funerais e grandes banquetes. Somando com as relíquias dos instrumentos antigos em um número de contextos aqueológicos, as pinturas em vasos e as esculturas mostra uma valiosa informação sobre os instrumentos que eram usados preferencialmente na época, e como eram tocados. Os gregos antigos eram familiarizados com muitos instrumentos, três em particular eram favoravelmente usados para composição e performance: a Kithara instrumento de sete cordas; a lira também um instrumento de cordas; aulos uma especie de flauta pastoril feita de bamboo duplo. A maioria dos homens gregos eram treinados para tocar estes instrumentos com competência, e cantar e danças de corais perfomáticas. A música instrumental e o cantigo de hinos acompanhavam as atividades do dia a dia e as cerimônias mais formais de adoração. Os filósofos gregos viam uma relação íntima entre a música e a matemárica, visionários da música como um paradígma de uma ordem harmoniosa que refletia o cosmos e a alma humana.

De acordo com a lenda, Pitágoras, por direção divina, conseguiu decobrir a relação existente entre a matemática e a múscia, observando os intervalos das batidas dos martelos dos ferreiros. Ele também leva o crédito por descobrir que o intervalo de uma oitava tinha aproporção de 2:1, que a quinta era de 3:2, e o da quarta 4:3, e o intervalo completo era de 9:8. Os seguidores de Pitágoras empregaram essa proporções na distância entre as cordas de um instrumento chamado canon, ou monocorda, e em consequência estavam aptos a determinar matematicamente, a intonação de todo um sistema musical. Os pitagorianos viram que essas proporções governavam o cosmos tal qual ao sons, e Plato's Timaeus descreve a alma do mundo estruturados de acordo com as mesmas proporções. Para os pitagorianos e par Platão, a música se tornou uma área de conhecimento para matemática e para a arte. A matemática pitagoriana se tornou uma influencia crucial no desenvolvimento da música europeia medieval. Seguidores de tradições da doutrina de aristóteles, especialmente Aristoxenus ( 4º século BC), achou as proporções pitagóricas muito arcaicas e restritivas e iniciou uma tradição mais empírico do pensamento da música antiga. Também disse que as notas musicais deveriam ser julgadas não pela proporção matemática, como a escola pitagoriana defendia, mas pelo ouvido. Dizia que desde que não de podia ouvir a " música das espferas", de qualquer forma, porque não se poderia cantar e tocar aquilo que parecia razoável para os nossos ouvidos? Esta filosifia simples, sustentou todo o último movimento das escalas temperadas e também deu apoio a comparações da música do século vinte entre a música com tonalidade e música sem tonalidade.

Tocar o que parecia " soar bem aos ouvidos", violava o uso próprio do que tinha sido estabelcido pelo sistema de sque tinha sido desenvolvido na época de Platão. Assim sendo, os gregos desenvolveram um sistema complicado de música,relacionamdo características particulares emocinais e espirituais a certas escalas. O nome das várias escalas tem sua origem nas várias tribos gregas e povos de temperamentos e emoções caracterizados pelo som único de cada escala.

As escalas gregas:


Modo Jônico:

-------------------------------5-7-9---
-------------------------5-7-9---------
-------------------6-7-9---------------
-------------6-7-9---------------------
-------5-7-9---------------------------
-5-7-9---------------------------------

Modo Dórico:

-------------------------------5-7-8---
-------------------------5-7-8---------
-------------------5-7-9---------------
-------------5-7-9---------------------
-------5-7-9---------------------------
-5-7-8---------------------------------

Modo Frígio:

-------------------------------5-6-8---
-------------------------5-6-8---------
-------------------5-7-9---------------
-------------5-7-8---------------------
-------5-7-8---------------------------
-5-6-8---------------------------------

Modo Lídio:

-------------------------------5-7-9---
-------------------------5-7-9---------
-------------------6-8-9---------------
-------------6-7-9---------------------
-------6-7-9---------------------------
-5-7-9---------------------------------

Modo Mixolídio:

---------------------------------5-7-9--
---------------------------5-7-9--------
-------------------6-7-8-9--------------
-------------5-7-9----------------------
-------5-7-9----------------------------
-5-7-9----------------------------------

Modo Eólio:

---------------------------------5-7-8---
-------------------------5-6-7-8---------
-------------------5-7-9-----------------
-------------5-7-9-----------------------
-------5-7-8-----------------------------
-5-7-8-----------------------------------

Modo Lócrio:

---------------------------------5-6-8---
-------------------------4-5-6-8---------
-------------------5-7-8-----------------
-------------5-7-8-----------------------
-------5-6-8-----------------------------
-5-6-8-----------------------------------








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